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Óleos Lubrificantes

Óleos Lubrificantes

Prazos de Troca

O prazo médio para efetuar a troca de óleo é a cada 5 000 quilômetros. Entretanto, é aconselhável que a troca seja feita sempre que o óleo se apresenta muito sujo, de cor preta (o normal é que a cor do óleo varie entre castalho-escuro ou marrom-escuro).
Considere ainda que o intervalo de troca depende também do uso do carro. Se o carro rodar muito em zona urbana, envolve-se muito em trafego lento e faz trajetos geralmente curtos, a troca de óleo será mais freqüente do que nos carros que rodam mais em rodovias.
Preferencialmente troque o óleo quando o motor estiver bem quente; porque quando o óleo está quente fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.



Óleos Sintéticos e Minerais

Os óleos minerais são extraídos do petróleo. Os sintéticos são fabricados em usinas de química fina, que permitem uma projeção de características específicas mais adequadas, como, por exemplo, a resistência à oxidação e envelhecimento do poder lubrificante.
Existem ainda os óleos chamados semi-sintéticos. Neste caso, estas misturas são feitas com controle de qualidade adequado.

Não é recomendado misturar minerais com sintéticos - Eles possuem diferentes poderes de solvência e a mistura pode gerar depósitos no motor (“borra”), desgaste das superfícies, vazamentos, aumento da corrosão e entupimento no sistema de lubrificação. Por isso, tome cuidado se você precisar completar o nível do óleo. Não complete o nível com óleo diferente daquele que está já está sendo usado.


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Escolha do Óleo:

Na troca de óleo, use aquele indicado pelo fabricante do veículo, apresentado no manual do proprietário. É indispensável que o motorista respeite o tipo de óleo que deve ser colocado no motor, principalmente com relação ao grau de viscosidade do produto.
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Filtro de Óleo:


A função do filtro de óleo é reter todas as impurezas do lubrificante que está no motor. É costume trocar o filtro a cada duas trocas de óleo (isto é, alternadamente: troca de óleo sem troca de filtro, e na próxima troca de óleo troca-se também o filtro).
Entretanto o mais lógico é trocar o filtro sempre quando se troca o óleo. Isso por que se você troca o óleo e não o filtro, a sujeira do filtro velho contamina o óleo limpo e novinho.
Lembrando que se você na troca de óleo mudar de óleo mineral para sintético (ou vice-versa) é obrigatório a troca do filtro também.
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Medindo o Nível do Óleo:

Espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo.

Se o carro estiver queimando óleo, não coloque óleo a mais para compensar a queima. Excesso de óleo aumenta de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

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Prazo de Validade do Óleo Lubrificante :

A validade do óleo lubrificante é indeterminada, desde que o produto seja armazenado de maneira correta, ou seja, lacrado em sua embalagem, em local seco e evitando exposição ao calor e à luz do sol.

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Misturando Óleos de Marcas Diferentes :


Os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE. O que não se deve misturar é óleo de base mineral com óleo de base sintética.

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SAE - Society of Automitive Engineers :

A SAE é uma sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.) correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se baseiam na viscosidade dos óleos a 100o Celsius, apresentando duas escalas:

De baixa temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter"
De alta temperatura (de 20 a 60)

Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.

Um óleo com um índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.



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API:

API são as iniciais do instituto americano “American Petroleum Institute”, e definem especificações quanto ao uso do óleo. A sigla API aparece associada a dois conjuntos de letras: API S?, API C? ou API S?/C?.

API-S? - para motores à gasolina;
API-C? – para motores a diesel;
API-S?/C? – para ambos os motores

A letra “S” significa “service station” e a letra “C”, “commercial”.

A última letra (?) indica a quantidade de dispersantes e antioxidantes. Quanto mais próxima ela estiver do final do alfabeto, mais moderno e aditivado será o lubrificante. Ex: SH é mais aditivado que SG. 

Portanto, quanto mais próximo ao final do alfabeto, de melhor qualidade o lubrificante é, por conseqüência, mais caro. Você pode usar um lubrificante acima da letra especificada (estará pagando mais caro por isso, mas nem sempre é necessário um óleo de maior especificação), porém nunca deve usar óleo de especificação API menor (Exemplo: se seu veiculo exige SJ, nunca coloque SE,SF, etc).

..TABELA DE OLEOS DE ESPECIFICAÇÃO API-S
..API-SA/SB/SC/SD . ..
..API-SA/SB/SC/SD ..1930...1971 ..Em desuso atualmente
..API-SE ..1972 ..Para motores 1971-1979
..API-SF ..1980 ..Para motores 1980-1989
..API-SG ..1989 ..Para motores 1989-1993
..API-SH ..1994 ..Para motores 1994-1996
..API-SJ ..1996 ..Para motores 1996-2000
..API-SL ..2001 ..Para motores 2001 ....

Lembrando que se o veículo tiver especificação API-SG, pode ser usado SH, SJ, sem prejuízo ao motor



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